Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

Dica – Ocitocina Intravaginal

MOC Brasil

25 de março de 2024

1 min. de leitura

A terapia de supressão hormonal é uma das estratégias mais importantes no manejo do câncer de mama com expressão de receptores hormonais em todos os cenários, desde a doença localizada até a presença de doença metastática.

Entretanto, apesar de muitas vezes apresentar um perfil de segurança mais favorável quando comparado ao uso de quimioterapia, essas medicações também podem apresentar eventos adversos que impactam a qualidade de vida das pacientes, inclusive com potencial de reduzir a adesão ao tratamento. Um destes eventos adversos diz respeito aos sintomas relacionados à atrofia vaginal.

No MOC-Dicas deste mês, a Dra. Debora de Melo Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, traz como dica a utilização de gel de ocitocina intravaginal como uma medida terapêutica com importantes resultados no manejo desta queixa, possibilitando um tratamento isento de hormônios da via estrogênica. Confira mais essa excelente dica!

Compartilhe

Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88